10 de outubro – Dia da Guarda Civil Municipal

Hoje, dia 10 de outubro, comemoramos o dia do Guarda Civil Municipal a nível nacional, que foi instituído pela Lei Federal nº 12.066/09. A data tem como referência o dia 10 de outubro, por corresponder à data em que, no ano de 1866, foi sancionada a Lei Provincial de São Paulo que criava as guardas municipais.

A função de um guarda civil é de realizar a proteção sistêmica da população e dos bens, serviços e instalações. Portanto, eles patrulham áreas urbanas, previnem crimes, auxiliam na manutenção da ordem pública e colaboram com outras forças de segurança.
Além disso, os guardas civis realizam ações educativas, participam de operações de fiscalização e promove o desenvolvimento social.

A atuação dos nossos agentes é fundamental para promover um ambiente seguro e harmonioso em nossa cidade.