Ouvidoria da Guarda mantém número para atendimento à população.

A Ouvidoria é um setor independente, tendo por finalidade receber, examinar e encaminhar reclamações, sugestões, elogios e denúncias acerca da conduta de dirigentes, integrantes e das atividades do órgão

Sancionada em dezembro de 2022 pelo prefeito Wladimir Garotinho, a Lei 9255/22, que estabeleceu o Estatuto da Guarda Civil Municipal (GCM), criou a Ouvidoria da Guarda. O setor mantém o Disque Ouvidoria (98173-0105), meio pelo qual a população pode enviar demandas sobre atuação dos agentes no trânsito, relatar situações e denúncias, assim como elogios e sugestões. Desde que foi implantada, a Ouvidoria registrou aproximadamente 30 ocorrências.

De acordo com a Seção III do Estatuto, a Ouvidoria é um setor independente, tendo por finalidade receber, examinar e encaminhar reclamações, sugestões, elogios e denúncias acerca da conduta de dirigentes, integrantes e das atividades do órgão, bem como propor soluções, oferecer recomendações e informar os resultados aos interessados, garantindo-lhes orientação, informação e resposta.

A ouvidora da Guarda Municipal, Fátima Guerra, relata que, além do Disque Ouvidoria, a população também pode ir pessoalmente à sede do setor, que funciona na Avenida José Alves de Azevedo, 304, na esquina com a Rua Saldanha Marinho, das 9h às 16h.

“É importante salientar que o sigilo é garantido. Realizaremos um relatório trimestral referente às reclamações, denúncias, críticas, apreciações, comentários, elogios, pedidos de informações e sugestões recebidas, bem como os seus encaminhamentos. Tudo será feito de forma transparente, seguindo nosso estatuto. Queremos estar mais próximos da população e melhorar nossa prestação de serviço”, finaliza Guerra.

A Banda da Guarda Municipal recebe moção de aplausos na Câmara Municipal de São João da Barra.

A Banda da Guarda Municipal de Campos dos Goytacazes recebeu nesta quarta-feira (19), por iniciativa do vereador Carlos Machado da Silva – Kaká, uma moção de aplausos na Câmara Municipal da cidade de São João da Barra pelo belíssimo desfile cívico em comemoração aos 174 anos de Emancipação Política e Administrativa do Município.
Há seis anos consecutivos, a banda da GCM de Campos vem participando, juntamente com a GCM de São João da Barra, do desfile cívico na cidade. Um momento significativo que proporcionou a toda comunidade sanjoanense uma esplendorosa apresentação.
A banda é composta por 22 músicos regidos pelo maestro e coordenador de música Rafael Almeida. Todos são servidores da corporação. A Banda da Guarda Civil Municipal foi criada no ano 2006.

Ronda Escolar ministra palestra “Bullying não é Brincadeira” na E.M. Eloy Ornelas

Uma equipe do Grupamento de Ronda Escolar (GRE), da Guarda Civil Municipal, segue indo às escolas abordando o tema “Bullying não é Brincadeira”. Ontem (18) foi a vez dos alunos do 3º ao 6º ano da E. M. Eloy Ornelas, em Vila Nova, receberem a palestra. A proposta é conscientizar e alertar os alunos sobre as consequências da prática do bullying. As palestras são ministradas por agentes da Ronda Escolar, que também realizam dinâmicas com os alunos para que reflitam sobre situações envolvendo o tema e possam vivenciar e estimular a empatia.A projeto tem como finalidade conscientizar alunos, professores e toda a comunidade escolar através de palestras e ações que trazem informações preventivas que agregam valores. Uma das principais atitudes de todos é a identificação do bullying, o momento exato em que uma simples brincadeira passa a ferir, machucar ou ofender a outra pessoa, se tornando, assim, uma prática ilegal. As equipes estão preparadas para contribuir e auxiliar todos dentro da escola.

GCM detém um homem acusado por furtar uma residência.

A guarnição da supervisão geral, quando em patrulhamento preventivo no bairro Jardim Carioca, se deparou com dois homens discutindo em via pública. Ao avistar a viatura da GCM, um dos homens empreendeu fuga, sendo capturado próximo a agência do bando do Bradesco, na rua Francisco Ricardo Lisandro dos Santos. Durante a discursão, o sujeito estava sendo acusado de ter furtado uma picareta, uma makita, duas facas e 300 metros de fio de bitola 15 de uma propriedade localizada proximo da Usina São João, de quando era caseiro. Após a revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado.Diante dos fatos, os homens foram encaminhados para 146ª DP, Delegacia Legal de Guarus, onde foi feito o registo da ocorrência. Durante o depoimento, o suspeito confirmou que havia furtado uma parte do material. Uma guarnição do Grupamento de Operações Especiais (GOE) prestou apoio durante toda a ocorrência.

Guarda Civil Municipal em operação conjunta com a Policia Federal e a Petrobras.

O Grupamento de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal (GCM), realizou nesta terça-feira (18) operação em conjunto com a Polícia Federal e a Petrobras. A ação aconteceu no Porto do Açu e teve como finalidade de coibir o embarque de trabalhadores offshore em posse de entorpecentes.Durante as buscas, foram encontradas buchas de maconha em uma bagagem de um dos trabalhadores. Todo o material foi apreendido e recolhido para a lavratura de ocorrência na Delegacia da Policia Federal em Campos, uma vez que, se tratando de plataformas petrolíferas, todo o trâmite de ocorrências ocorre em unidades federais.Além dos agentes, participaram da ação os cães Iron e Baru, das raças Pastor Belga Malinois e Pastor Holandês, que sempre atuam em operações conjuntas também com as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal no combate e repressão ao crime de tráfico de entorpecentes. O treinamento dos cães se dá em diferentes terrenos e diferentes cenários. A ação do GOC é no sentido de cooperar de uma forma direta e incisiva no combate à criminalidade, junto com as forças de segurança.