SEMINÁRIO PROMOVIDO PELA GCM DE CAMPOS DOS GOYTACAZES REÚNE AGENTES DAS GCMS DE CARAPEBUS, BOM JARDIM, CASEMIRO DE ABREU, SÃO FRANCISCO DO ITABAPOANA, ALÉM DE AGENTES DA RECEITA FEDERAL.

Três dias de palestras (23, 24 e 25/08), trocas de experiências, aprimoramento, aprendizado de novas técnicas e muita prática com os animais… assim foi o Seminário de Detecção, Busca e Captura – Técnicas K9, promovido pela Guarda Municipal de Campos, através do seu Grupamento de Operações com Cães – GOC.

Ministrado pelo Instrutor Wellington Piú, ícone da técnica K9 no país, o Seminário foi direcionado a profissionais de segurança pública que atuam com cães policiais e profissionais adestradores.

Em participação especial como palestrante, a médica veterinária responsável pelo Canil da GCM Campos dos Goytacazes, Dra. Francimara Araújo, apresentou aos participantes a importância do manejo aos animais, da sua alimentação e da prevenção de doenças. Segundo a Doutora “É de suma importância salientar aos profissionais que atuam com cães que, para se alcançar o sucesso na atividade praticada pelo animal, antes deverá ser observado o tratamento que lhe é dado, se sua alimentação está adequada à atividade desempenhada, e, principalmente como está a saúde do cão. Pois sem esses fatores o animal não corresponderá aos estímulos a ele propostos. ”

O evento contou com a participação de agentes de Guardas do Estado do Rio de Janeiro, além de servidores da Receita Federal do Estado do Espírito Santo e representantes de Canis das regiões Norte e Noroeste Fluminense.

O Subcomandante da Guarda Municipal de São Francisco do Itabapoana, GCM Froz, participou do Seminário com o objetivo de buscar conhecimento sobre a dinâmica e a atividade do canil da GCM Campos, para levar ao seu município a proposta de criação de um canil para a GCM de São Francisco, visto a necessidade de novos métodos de atuação da Guarda nas demandas oriundas da situação de divisa com o Estado do Espírito Santo. O Subcomandante fez questão de agradecer a parceria com a GCM Campos, que foi a Instituição responsável pela formação de alguns grupamentos da Guarda de São Francisco, bem como ressaltou a importância da integração entre as Instituições: “Só tenho a agradecer essa integração entre as instituições, pois isso só faz unir e fortalecer as Guardas Municipais do Norte Fluminense” finalizou.

Outro participante do Seminário, Jeferson Ribeiro Marques, agente da Receita Federal da cidade de Vitória, parabenizou a organização do evento e o conteúdo abordado no curso. “O Curso foi bastante enriquecedor, as instalações e a área para o desenvolvimento prático do que foi aprendido em sala de aula foram perfeitas. Isso possibilitou aos participantes aplicar as técnicas e todo conhecimento adquirido de forma direta em situações simuladas com a realidade usando os animais. A GCM Campos está de parabéns por proporcionar a integração das Instituições em prol da Segurança Pública”.

O Instrutor Wellington Piú parabenizou o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal de Campos com os Cães, para ele “o trabalho do GOC traz resultado direto para a segurança do município, e isso pode ser observado com as constantes participações do Grupamento nas operações em conjunto com as polícias Civil e Militar em toda região norte e noroeste fluminense, resultado esse, fruto de um trabalho constante de aprendizagem implantado pelo Comando da GCM de Campos ”.

O Coordenador do GOC, GCM Cherene, comemorou o sucesso do evento e a participação de várias Instituições no ciclo de aprendizagem: “A GCM Campos sempre buscou integrar às Instituições irmãs do Estado do Rio, e o intuito do Seminário foi aproximar as Guardas através de qualificação profissional para proporcionar um intercâmbio de conhecimento e experiências numa área que vem crescendo em todo país, que é a utilização de cães policiais na segurança pública. E a Guarda de Campos se antecipou a essa nova realidade e necessidade de atuação com os cães, e vêm investindo diariamente nos servidores e nos animais para manter o seu Canil sempre preparado para atender aos chamados, o que nos torna na atualidade a única Instituição da região Norte e Noroeste Fluminense a executar esse tipo de trabalho com cães preparados para detecção, busca e Captura de armas, drogas e pessoas”, destacou Cherene.

“A Guarda Municipal de Campos tem buscado incansavelmente proporcionar aos seus servidores, as melhores qualificações existentes no mercado voltados para segurança pública. No GOC, a intensidade das atividades de treinamento com os cães deve ser contínua, sempre na busca da utilização perfeita das técnicas a serem aplicadas às necessidades das demandas. Esse conceito já foi assimilado pelo Grupamento, que vem agregando valores significativos no combate à criminalidade e ao tráfico de drogas na região, transformando a atuação da GCM fundamental nas ações em conjunto com outros órgãos de segurança pública. Esse reflexo pode ser notado nas ações diretas em que o GOC foi acionado e utilizado, que já se somam mais de 40 ações em Campos e nas cidades do norte e noroeste fluminense”. Relatou o Comandante da GCM Campos, Fabiano Mariano, e acrescentou: “Nosso objetivo é integrar as Instituições da Guarda Municipal do Estado do Rio de Janeiro, bem como integrar nossos Grupamentos Especiais com outras forças de Segurança Pública, Polícia Militar e Civil, fortalecendo as Instituições e valorizando nossos agentes para proporcionar segurança pública de qualidade”.