SEMINÁRIO DE GUARDAS MUNICIPAIS EM BRASÍLIA E SEUS EFEITOS NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES.

De 11 a 13/06 a GCM Campos participou do 1º Seminário das Guardas Municipais do Brasil, evento realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública através do SENASP, representada pelos GCMs Luis Wagner (Diretor Administrativo, Financeiro e de RH) e Paulo Roberto Siqueira (Responsável pelo Setor de Assuntos Internos).

O Seminário teve como objetivo principal catalogar e conhecer as Instituições para a formação de um mapeamento dos municípios onde as Guardas estão presentes de forma efetiva, bem como diagnosticar as divergências de formas de atuação, visando unificar as atividades institucionais da categoria.

A ideia é fomentar parcerias com instituições de ensino de responsabilidade do poder público federal, para capacitar os servidores de todas as Guardas de acordo com o novo molde proposto pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, aplicando-se uma nova base curricular específica para os agentes das Guardas Municipais. A reformulação da matriz curricular foi uma das propostas de aplicação imediata para reformular e unificar a atuação dos agentes de segurança pública dos municípios e a GCM Campos já está buscando parceiros para iniciar a nova dinâmica proposta.

Outro ponto de suma relevância debatida no Seminário, é a necessidade de criação e aplicação de um plano municipal de segurança pública direcionado para as atuações das Guardas, onde os municípios deverão apresentar para o SENASP um plano de segurança e sua eficácia, comprovando através de estatísticas, a forma de atuação das Guardas e os resultados obtidos. A municipalidade deverá apresentar até dezembro de 2020 o plano de segurança pública como contrapartida para o município poder firmar acordos de cooperação técnica, que consiste em destinação de verbas específicas para as Guardas Municipais.

O Diretor Administrativo, GCM Luis Wagner, acredita que o seminário abriu caminho para a comunicação direta entre as Guardas do Brasil e que o evento foi de suma importância para a Instituição, pois além de inserir a GCM Campos dos Goytacazes no cenário político no Ministério da Justiça e Segurança Pública, trouxe para a Instituição a responsabilidade de se posicionar como membro de um Grupo de Trabalho que representará as Guardas da Região Sudeste do país objetivando reunir informações das Guardas para alimentar o SENASP.

“A Participação da GCM Campos no 1º Seminário das Guardas do Brasil, ressalta a importância e a representatividade da nossa Instituição no Estado do Rio de Janeiro e principalmente na região Norte e Noroeste Fluminense. Trouxemos para nossa GCM conhecimento e o entendimento da necessidade de unificação das forças das Guardas do país, no sentido de buscarmos padronizar a atuação dos agentes municipais ´para elevar a categoria à Polícia Preventiva de Proximidade, não voltada exclusivamente para solucionar conflitos, mas sim como força humanizada para atuação com a sociedade”. – Ressaltou Luis Wagner.

“As Guardas Municipais já têm suas atribuições definidas como força de segurança pública nas legislações vigentes, e com a nova perspectiva de padronização, unificação e interação das Instituições, a categoria em breve alcançará naturalmente o porte de arma; a identificação nacional; aposentadoria especial entre outras necessidades.” – Completou o Diretor.

Para o Comandante GCM Mariano, “o crescimento das Guardas no país é reflexo do trabalho e do comprometimento dos agentes municipais de segurança pública, os quais diante de todas as dificuldades encontradas no seu dia de serviço, ainda sim, são os primeiros a se apresentar nas ocorrências e a coordenar as ações. Nós Guardas somos os primeiros a receber a demanda por estarmos na linha de frente, por estarmos efetivamente presente junto sociedade nos momentos mais críticos.

A sociedade e o poder público começaram a entender a importância da Guarda na segurança pública do país, e esse pontapé inicial em Brasília, na busca de interação e padronização das Instituições nos faz entender que estamos no rumo certo.” – finalizou o Comandante.