PARABÉNS ÀS GUARDAS MUNICIPAIS DO BRASIL!

Hoje dia 10 de outubro é comemorado o Dia da Guarda Municipal, denominação utilizada no país para designar a Instituição de controle social ostensivo para proteger os bens, serviços e instalações dos municípios.

É responsável por fazer o patrulhamento em caráter preventivo, orientando a população, atuando como gestora de conflitos e no atendimento de crimes de menor potencial ofensivo.

É competente para auxiliar o poder público municipal na preparação de planos nos três níveis, (estratégico, tático e operacional), com o objetivo de cuidar da segurança no município.

É preparada para realizar atividades específicas como o controle do trânsito, a ronda escolar, ou a guarda de áreas de reserva ambiental ou de locais considerados como patrimônio histórico ou cultural.

É comprometida com campanhas sociais e de preservação de valores institucionais (resgate da cidadania, uso indevido de drogas, incentivo a preservação do meio ambiente, etc.).

É reconhecida como força de segurança pública.

Guarda Civil Municipal: Você conhece e confia!