NOSSOS GRUPAMENTOS

COORDENADORIA DE TRÂNSITO

Sob a coordenação do GCM Diogo Costa e das assessoras Alecsandra, Luciene e Simone o setor é direcionado a tratar assuntos pertinentes a logística do trânsito do município.

A Coordenação de Trânsito conta com 77 agentes 4 motos e 3 viaturas.


GRUPAMENTO RONDA ESCOLAR – GRE

Coordenados pelo GCM Enecy Paulo, o grupamento conta com a atuação de 11 agentes da Guarda e 3 viaturas para atuar nas escolas do município. A Guarda atende principalmente escolas públicas, porém prestas apoio às escolas particulares com palestras e ações educativas sobre trânsito, mediação de conflitos e relacionamentos interpessoais.


GRUPAMENTO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS – GOE

O Grupamento de Operações Especiais – GOE é composto por 20 agentes da Guarda Civil Municipal, treinados para atuarem em conjunto com as demais forças de segurança pública, como Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiro, auxiliando no combate ao transporte alternativo irregular e também fazendo frente a manifestações populares, conflitos sociais, e outros.

Sob o Comando do Coordenador GCM Thennyson, o GOE dispõe de quatro guarnições de plantão no Centro da cidade e em viaturas coibindo a ação da criminalidade em geral, executando patrulhamento ostensivo gerenciado em diversos pontos do município reforçando a importância da Guarda Municipal na segurança pública.


GRUPAMENTO DE OPERAÇÕES COM CÃES – GOC

O Grupamento de Operação com Cães da Guarda foi reativado com a finalidade de auxiliar patrulhas em ruas, em monumentos e prédios públicos da Cidade, coibir delitos e atos de vandalismo em praças, bem como auxiliar outras forças de segurança pública em operações contra o tráfico de pessoas, de armas e materiais entorpecentes.

A atuação do Grupamento não se restringe ao município, a equipe está à disposição e preparada para atuar quando for solicitada. Distribuídos em duplas ou trios, os Guardas do GOC estarão sempre acompanhados de cães de patrulhamento para apoiar e reforçar a segurança da população.

O GOC conta com 8 agentes da Guarda Municipal e 8 cães policiais.


GRUPAMENTO AMBIENTAL – GAM

O GAM, Grupamento Ambiental, conta com 17 agentes da Guarda Civil Municipais.

Coordenado pelo GCM Sávio Tatagiba, o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal visa combater os crimes ambientais e proteger o patrimônio ecológico e ambiental do município, atuar no resgate e apreensão de animais silvestres, bem como fazer a orientação aos munícipes do trato com os animais quanto ao resgate dos mesmos, e à preservação de áreas de floresta no intuito de coibir a prática de tráfico de animais na região.

O principal objetivo do GAM é orientar a população a não agir na captura de animais silvestres sem o devido apoio e acompanhamento de agentes qualificados.


GRUPAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL – GPS

A Guarda Municipal, imbuída do conceito de segurança pública, atua em todos os ramos da administração municipal, prestando apoio e coordenando atividades. E com esse propósito, a Instituição, através do Grupamento de Proteção Social – GPS, atua em diversos pontos da municipalidade com um efetivo de 36 agentes e 2 viaturas, principalmente nas praças e jardins, na intenção de coibir infrações penais e crimes de menor potencial ofensivo.

Coordenados pelo, GCM LIMA BARRETO, o efetivo do GPS enfoca a presença ostensiva, propondo estabelecer um clima de confiança com a população. O Grupamento atua como polícia comunitária, com uma filosofia de estratégia, que proporciona uma parceria entre a população e a Guarda com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida nas áreas de atuação do grupamento, tais como: praças, jardins e rodoviárias do município, no intuito de resgatar hábitos de lazer em família.


BANDA DA GUARDA

A Banda da Guarda Civil Municipal é composta por 20 agentes exclusivamente da Instituição.

Regidos pelo regente e maestro Rafael Almeida, os músicos da banda se apresentam no município e em cidades vizinhas elevando o nome da Guarda por onde passam.


DESTACAMENTO DA REGIÃO NORTE

A Região Norte do Município de Campos dos Goytacazes é composta de diversos distritos, sua extensão parte da localidade de Travessão de Campos e se estende até a divisa com o Estado do Espírito Santo, na localidade de Pião, passando ainda pela localidade de Santo Eduardo, divisa com Bom Jesus do Itabapoana, e, Palmares, localidade em divisa com Cardoso Moreira.

O Destacamento da Região Norte se concentra no distrito de Morro do Coco, e atende à demanda de toda aquela extensão.

O efetivo da Região Norte é responsável pela administração da segurança nos bens públicos na localidade, e por desempenhar ações específicas de acordo com a necessidade da corporação.

O Coordenador da Região, GCM Raul, conta com 33 agentes e 1 viatura para atender as demandas da região e aproximar o poder público municipal da sociedade.


DESTACAMENTO DA REGIÃO SUL

O Destacamento da Região Sul, localizado nas dependências do Shopping Estrada é coordenado pelos GCMs LEVINO E VETURINO.

A Coordenação é responsável por administrar a segurança da população e dos bens do município nas localidades de Tapera, Ururaí, Ibitióca, Ponta da Lama, Quilombo, Guriri, Dores de Macabú, Pernambuca, Caxeta, Serrinha, Santa Cruz, Itereré, Lagoa de Cima, Rio preto e Imbé.

O efetivo da Região Sul atende as demandas das localidades que a compõe, e sua atuação é responsável pela presença da Guarda em todos os eventos que ocorrem na área de cobertura.


DESTACAMENTO DA BAIXADA CAMPISTA

Localizado na praia do Farol de São Thomé, o destacamento é responsável por atender as demandas do bairro de Donana até o balneário campista, absorvendo todas as demandas das localidades que compõem a baixada.

O efetivo da baixada é composto por 39 agentes e 1 viatura, e são coordenados pelos GCMs Alessandro e Souza.