GRUPAMENTO RONDA ESCOLAR PROPORCIONA PROTEÇÃO NAS ESCOLAS

   A Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes conta com um grupamento especializado com agentes devidamente treinados no trato com crianças e adolescentes, conforme disposições do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e tem por bjetivo não só a proteção do patrimônio das escolas, mas também oferecer proteção aos estudantes, professores e funcionários, integrando a Guarda Civil e a comunidade escolar.
   A Ronda Escolar atende 54 escolas municipais, conta com 4 equipes, 2 viaturas com 3 patrulheiros revezando em horários alternados realizando patrulhamento diário nas áreas de Guarus e central.
   O Grupamento Ronda Escolar atua em parceria com o Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Juventude, Fundação Municipal da Infância e Juventude, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro Especializado de Assistência Social (CRAS), Polícia Militar e demais integrantes da rede de proteção à criança e adolescente.
   Com intuito de melhorar a segurança, o GRE visita escolas municipais, detecta problemas pré-existentes de área, organiza e faz palestras e atua de forma preventiva, objetivando desconstruir o ato conflituoso.
   Palestras educativas com temas diversos com assuntos abordados, tais como: Exploração do Trabalho Infantil, Abuso Sexual, Bulling, Ato Infracional, Pedofilia, Convivência, Depredação do Patrimônio Público, A Importância do Elogio, A Responsabilidade do Papel dos Pais na Educação dos Filhos, dentre outros.
   Gestores de escolas municipais em Campos dos Goytacazes contam com total apoio da Guarda Civil, através do GRE.
   Em 2018 o grupamento realizou 3.286 visitas, 82 palestras e atividades lúdicas atendendo 15.549 pessoas.
   Para atendimento em escolas da rede pública estadual e particular, a Ronda Escolar atende quando solicitada, através de ofícios entregues na sede da Guarda Civil Municipal, situada à Avenida José Alves de Azevedo, nº 256 Centro.
   A Guarda Civil Municipal atende pelo telefone 153.

 

Campos dos Goytacazes, 25 de fevereiro de 2019
 Regina Sousa – Matr.: 18777