GRE – MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DA CRIANÇA NO TRÂNSITO

Nesta segunda-feira, dia 09/09, a Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes, através do Grupamento Ronda Escolar, deu início ao Projeto MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA CRIANÇA NO TRÂNSITO com o tema: “Pedestres e Ciclistas”. Serão atendidas 07 escolas da rede pública municipal e 03 escolas da rede particular, através de ofícios enviados à GCM.

Palestras serão ministradas na própria escola, onde crianças do 3º e 4º anos farão trabalhos lúdicos e, no momento, tirarão dúvidas quanto ao trânsito de pedestres e ciclistas.

A Guarda Civil conta com um grupamento especializado com agentes devidamente treinados no trato com crianças e adolescentes, conforme disposições do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e tem por objetivo não só a proteção do patrimônio das escolas, mas também oferecer proteção aos estudantes, professores e funcionários, integrando a Guarda Civil à comunidade escolar. Trata-se do GRE – Grupamento Ronda Escolar.

Atendendo 57 escolas municipais, contando com 2 equipes, 2 viaturas com 4 patrulheiros, sendo 1 coordenador e 1 palestrante, em escala diarista realizando patrulhamento nas áreas central e Guarus, o GRE visita escolas municipais, detecta problemas pré-existentes de área, organiza e faz palestras, além de atuar de forma preventiva, objetivando desconstruir o ato conflituoso. Em face à ocorrência, os agentes encaminham para a Delegacia de Polícia, Conselho Tutelar e demais órgãos competentes.

Gestores de escolas municipais em Campos dos Goytacazes contam com total apoio da Guarda Civil, através do GRE.

Somente neste ano, até o mês de julho, o grupamento realizou 2.320 visitas em escolas, 60 palestras e atividades lúdicas atendendo 4.985 pessoas.
A Guarda Civil Municipal está à disposição da população e atende pelo número 153.

Regina Sousa 18777