GOC participa de operação conjunta com DPO de Travessão

Os cães Iron, da raça Pastor Belga malinois, e Sniper, da raça Golden Retriever, também, participaram da ação, tendo encontrado o material ilícito em uma área da comunidade Escova Macaco.

Agentes do Grupamento de Operações com Cães (GOC) participaram nesta quarta-feira (20) de uma operação com o Departamento de Polícia Ostensiva (DPO) do distrito de Travessão, próximo ao KM 13. Além dos agentes do GOC e os policiais militares, também, estavam os K-9, Iron (Airon), da raça Pastor Belga malinois, e Sniper (Snaiper), da raça Golden Retriever, cães do grupamento.

A operação, realizada entre 10h e meio-dia, foi realizada na comunidade conhecida como Escova Macaco. O GOC é um dos grupamentos da Guarda Civil Municipal (GCM).

– Durante as buscas em uma área ampla, com canavial, córrego, alguns pontos de mata fechada e área de pasto, foi detectada por um dos nossos K-9 uma sacola com material suspeito. A perícia constatou se tratar de meio quilo de pasta base para produção de cocaína, material de endolação e algumas pedras de crack. Ninguém foi preso e todo material foi levado para a 146ª DP, onde foi feito o Boletim de Ocorrência – informa o gerente da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

O material apreendido foi encaminhado para perícia no Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), no bairro Caju. “O meio quilo de pasta-base apreendido poderia se transformar em 2,5 quilos de cocaína, que seriam comercializados. A operação contribuiu para retirar de circulação a droga”, informa o agente. Os cães do GOC são treinados e participam de operações conjuntas com as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, contribuindo para o combate à criminalidade. A participação do GOC, em ações conjuntas com outras forças policiais, aumenta consideravelmente as chances de encontrar drogas ou armas que são utilizadas pela criminalidade. Os K9 são cães especialmente adestrados para o emprego policial em várias funções como detecção, guarda, resgate e patrulhamento.