GAM – GRUPAMENTO AMBIENTAL DA GUARDA CIVIL

Em sete anos de existência, o GAM, Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes, conta com 16 agentes, sendo uma agente feminina.

Segundo o coordenador do GAM, Sávio Tatagiba, a ideia inicial do GAM era atuar somente no combate aos crimes ambientais e proteção ao patrimônio ecológico e ambiental do município, mas com a demanda da população e deficiência nos órgãos responsáveis pela gestão da fauna e flora, surgiu-se a necessidade de atuar no resgate e apreensão de animais silvestres, bem como em atuar na orientação aos munícipes no trato aos animais quanto ao resgate dos mesmos, e à preservação de áreas de floresta coibindo a prática de tráfico de animais.

O principal objetivo é orientar a população a não agir na captura de animais silvestres sem o devido apoio e acompanhamento de agentes qualificados.

AÇÕES DO GAM EM 2019:

•RESGATE, APREENSÃO OU RECEBIMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES – 133
•SOLTURA OU ENCAMINHAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES – 89
•VERIFICAÇÕES AMBIENTAIS – 28
•APOIO A OUTROS ÓRGÃOS – 25
•CAÇA E PESCA ILEGAL – 4
•DESMATAMENTO, QUEIMADAS, POLUIÇÃO DIVERSA E CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO – 2
•EDUCAÇÃO AMBIENTAL – 1

TOTAL – 282

O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal atende pelo número 153.

Regina Sousa 18777